.NET

.NET FRAMEWORK  - QUEM É E O QUE É ESSE CARA.


Primeiramente vamos entender o que é um framework.

Framework - Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.
(Fayad e Schmidt ).


help pesquisa.
Wikipedia.
Conceitos Gerais PDF.(Dissertação PUC)


Agora que temos uma ideia superficial de um framework, vamos mergulhar no  .NET FRAMEWORK.
O .NET (pronuncia-se dot net ) é uma plataforma de software desenvolvida pela Microsoft que é executado principalmente em Microsoft Windows . Ele inclui uma grande biblioteca e fornece interoperabilidade de linguagem (cada idioma pode usar o código escrito em outras línguas) através de várias linguagens de programação . Programas escritos para o . NET  são executados em um software de ambiente (em contraste com hardware ambiente), conhecida como a Common Language Runtime (CLR), uma máquina virtual do aplicativo que fornece serviços importantes, como segurança, gerenciamento de memória , e tratamento de exceção . A biblioteca de classes e o CLR, juntos, constituem o Dot NET.



O Dot. NET Base Class Library fornece interface de usuário , acesso a dados , conectividade de banco de dados , criptografia , aplicações web , desenvolvimento numéricos algoritmos , e comunicações de rede . Os programadores produzem software, combinando a sua própria código-fonte com o Framework. NET e outras bibliotecas. O Dot. NET se destina a ser usado pela maioria dos novos aplicativos criados para a plataforma Windows. A Microsoft também produz um popular ambiente de desenvolvimento integrado em grande parte.Um software chamado NET Visual Studio (IDE).


Milan Ajmeri iniciou o desenvolvimento em. NET Framework em 1995 originalmente sob o nome de Next Generation Windows Services (NGWS). No final de 2000, as primeiras versões beta do. NET 1.0 foram liberados.
Versão 3.0 do Framework. NET está incluído no Windows Server 2008 e Windows Vista . Versão 3.5 está incluído no Windows 7 , e também pode ser instalado no Windows XP e Windows Server 2003 da família de sistemas operacionais.Em 12 de abril de 2010,. NET Framework 4 foi lançado juntamente com o Visual Studio 2010 .
A Família NET Framework também inclui duas versões para móvel  Uma versão reduzida do quadro, o .NET Compact Framework , está disponível no Windows CE plataformas, incluindo Windows Mobile,dispositivos como smartphones .



Interoperabilidade

Como os sistemas de computador geralmente requerem interação entre os aplicativos novos e antigos, o. NET Framework fornece meios para acessar a funcionalidade implementada em programas que são executados fora do ambiente. NET. O acesso a COM(Component Object Model) componentes é fornecida nas System.Runtime.InteropServices e namespaces System.EnterpriseServices do quadro, o acesso a outras funcionalidades são fornecidas usando o P / Invoke(Platform Invocation Services) recurso.


Motor Common Language Runtime

O Common Language Runtime (CLR) é o mecanismo de execução do Dot. NET. Todos os programas NET é executa sob a supervisão da CLR, garantindo certas propriedades e comportamentos nas áreas de gerenciamento de memória, segurança e manipulação de exceção.

Independência de linguagem

O Dot. NET apresenta uma Common Type System , ou CTS. O CTS especificação define todos os possíveis tipos de dados de programação construções suportadas pelo CLR e como eles podem ou não interagir entre si em conformidade com o Common Language Infrastructure (CLI) da especificação. Devido a esta característica, o Framework .NET suporta a troca de tipos e instâncias de objetos entre as bibliotecas e aplicativos escritos usando qualquer conformes .NET.

Base de dados da Biblioteca de classes

A Base Class Library (BCL), parte do Framework Class Library (FCL), é uma biblioteca de funcionalidades disponíveis para todas as línguas que usam o. NET Framework. O BCL oferece aulas que encapsulam um número de funções comuns, incluindo arquivo de leitura e escrita, processamento gráfico , banco de dados de interação, XML manipulação de documentos, e assim por diante.

Implantação Simplificada

O Dot. NET inclui características de design e ferramentas que ajudam a gerenciar a instalação de software de computador para garantir que ele não interfira com software previamente instalado, e sua conformidade com requisitos de segurança.

Segurança

O projeto se destina a tratar de algumas das vulnerabilidades, tais como buffer overflows , que foram explorados por software mal-intencionado. Além disso o Dot NET fornece um modelo de segurança comum para todas as aplicações.

Portabilidade

A Microsoft apresentou as especificações para o Common Language Infrastructure (que inclui os principais bibliotecas de classes, Common Type System e do Idioma Comum Intermediário ), C # linguagem, C + + / CLI linguagem tanto para ECMA e da ISO , tornando-os disponíveis como padrões oficiais. Isto torna possível por conta de terceiros para criar implementações compatíveis do quadro e as suas línguagens em outras plataformas.








+ .Net Framework.
Artigos tecnicos MSDN.


Todas as informações contidas neste blog são  pesquisas feitas na rede,livros e outros blogs e ponderadas de acordo com a opinião  do  editor,os links e os creditos seram dados a quem merece.